23 de mar. de 2011

"1º Dia do Bem" da União do Vegetal

26 de março é Dia do Bem: lazer e serviços gratuitos à comunidade
Apresentações artísticas, oficinas, aconselhamentos em saúde, oportunidades de capacitação e serviços sociais fazem a programação do “Dia do Bem”, que acontece no próximo dia 26 (sábado), em diversas cidades brasileiras. O evento é uma realização de voluntários das casas beneficentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – ou UDV, religião de origem amazônica, de fundamentação cristã e reencarnacionista. A UDV conta, atualmente, com quase 200 unidades (núcleos) no Brasil e alguns também no exterior. 
Aqui em Uberlândia o Dia do Bem acontecerá na sede do Lar Espírita Maria Lobato de Freitas - Rua Ângelo Cunha, 25, Bairro São Jorge (em frente ao Poliesportivo do bairro), das 8h as 12h. A entrada é franca e estão previstas palestras de promoção à saúde, higiene bucal e orientação vocacional. Ainda na programação, oficinas de artesanato, orientação musical e auto massagem. Serão realizados atendimentos individuais por profissionais voluntários nas áreas de medição de pressão arterial, prevenção ao diabetes, orientações de aposentadorias e demais benefícios do INSS, orientações sobre direitos trabalhistas, estética e beleza. Atividades recreativas, esportivas, artísticas e culturais também estão previstas. Na oportunidade, a Unidade Administrativa local do Centro (Núcleo Sabiá),  fará a apresentação do Projeto Luz do Saber, que trabalha a alfabetização de jovens adultos através de software desenvolvido em parceria com programas do governo federal, a ser implantado na cidade. 
Os internautas poderão acompanhar as atividades nas diversas cidades onde acontece o Dia do Bem através de página no Facebook (Dia do Bem - UDV 50 anos - http://twixar.com/aSsFFFgc) e também no Twitter (@diadobem_). Por lá, os voluntários da UDV publicarão programação, notas, vídeos e fotos do evento.
“Certamente será um dia de alegria e toda a comunidade está convidada”, anuncia Tânia Batista, diretora nacional de Beneficência da UDV. Segundo ela, “eventos como o Dia do Bem fortalecem ainda mais a relação da UDV com a sociedade, graças a um trabalho que já vem sendo realizado há 50 anos e reflete, de forma simples e efetiva, os princípios cristãos da União do Vegetal”.

50 anos de boas ações
O Dia do Bem, realizado inicialmente pelas unidades beneficentes da UDV em Macapá (AP) e Santarém (PA) foi integrado ao calendário nacional da instituição, na agenda de comemorações do cinqüentenário da União do Vegetal, fundada em 1961, em Porto Velho, pelo seringueiro José Gabriel da Costa. Segundo dados históricos do Centro, as ações sociais fazem parte da UDV desde a origem. À medida que a instituição cresceu, o trabalho filantrópico ganhou maior porte e notoriedade, com diversos serviços à comunidade, como atendimentos médicos, capacitação, alfabetização de jovens e adultos, campanhas do agasalho, entre outros. A União do Vegetal - www.udv.org.br - é instituição reconhecida como de Utilidade Pública Federal. 
O foco principal do trabalho social da UDV, na atualidade, é a alfabetização de jovens e adultos, feita com a utilização do software livre Luz do Saber, desenvolvido por iniciativa da União do Vegetal em parceria com programas do governo federal e do Estado do Ceará. O software está disponível no site http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br.
Atendimento à imprensa, sites e blogs: diadobem.udv@gmail.com

Nenhum comentário: