1 de mai. de 2024

1⁰ de Maio

 

Eu fui ali
   dar uma volta pelas beiradas
As ruas, mais ou menos paradas
   com as quadras
      se encaixando pelas quinas...

(...peças esparsas de quebra-cabeça na esquina emendando quarteirões...)

As redondezas
   continuam as mesmas
Mas mesmo assim
   tudo está
      cada vez mais diferente...

(...um beco de nada que nunca vi por entre duas casas com um vaso a florir sombras onde o sol não bate...)

Não importa que tudo mude
   não enxergo longe mesmo
Cabeça baixa
   com o peso das correntes na mente
Da loteria das escolhas
   que todos somos ganhadores...

(...passeios ásperos novos & velhos para os pés de borracha & carne gastarem o pó que soltam & o que incrustou...)

Eu fui ali
   & as coisas que só meus olhos viram
Ficaram para mim
   & quem por lá passou
Estranhos para estranhos que somos
   memórias para o esquecimento dos outros...

(...o ipê roxo todo pelado com suas roupas-rosas no chão vestindo o asfalto então...)

Fui dar uma volta no quarteirão
   ele é maior do que o mundo
O lugar em que sempre vivi
   aos poucos o lugar que não conheço mais
Estão construindo & desmanchando
   & de vez em quando, vou passando...

(...o vento frio passa pelo sinal verde como os carros com pessoas frias pelo sinal vermelho, de dentro das casas fechadas só com cães acordados, o vento foge...)

Fui ali
   dar uma volta pelas beiradas
Levando o meu
   caminho do meio...



Nenhum comentário: