4 de fev. de 2011

Amor Fati


 
     Amor Fati é uma expressão latina cuja tradução livre seria "amor ao fado", "amor ao destino". O significado da expressão varia conforme o entendimento dos termos fado e amor.

     Para Nietzsche, "amor fati" é amar ao inevitável, amar o destino, amar o justo e o injusto, o próprio amor e o desamor. Ou seja,"ser, antes de tudo, um forte", sem se reclamar da vida, sendo indiferente ao sofrimento. Uma retomada do antigo pensamento grego dos filósofos estóicos.

      O Amor fati foi usado por Nietzche para representar a "fórmula para a grandeza do homem" e que significa:

"Não querer nada de diferente do que é, nem no futuro,
nem no passado, nem por toda a eternidade.
Não só suportar o que é necessário, mas amá-lo".

      O termo aparece varias vezes em "A Gaia Ciencia", mas é neste trecho em particular citada de forma mais clara:

"Quero cada vez mais aprender a ver como belo aquilo
que é necessário nas coisas: - assim me tornarei um
daqueles que fazem belas as coisas”.
"Amor fati (amor ao destino): seja este, doravante, o meu amor.
" Não quero fazer guerra ao que é feio. Não quero acusar,
não quero nem mesmo acusar os acusadores.
Que minha única negação seja ‘desviar o olhar’!
E, tudo somado e em suma: quero ser, algum
dia apenas alguém que diz sim."

Um comentário:

guru martins disse...

...grande Tronconi
o artista não tem consciência
do produto de sua obra
o vegetal me colocou
próximo a um grupo grandioso
extenso e fraterno
que deu um significado maior
às minhas músicas
isso aumentou minha
responsabilidade
minha dedicação
e gratidão

tamos juntos