27 de ago. de 2023

Caminho (Pedra Pisada)

 

Eu sou esse caminho de terra molhado
Sou o barro que jaz
   ali, parado...

Todo homem nasce pedra bruta
   & vai se diluindo
Pela força do tempo
   pela pressão dos pés
      sob a lima do vento
         & os fatos da vida...

Da pedra bruta se esculpe monolito
   os restos cascalhos de um simples delito
O monumento com o tempo derrete
   até ser seixo no fundo de um rio
O garimpo leva o que ganha de ouro
   tudo de precioso carregado pela vida
Até ser só areia espalhada num campo
   cujo único carinho que tem
      é se afogar pela chuva...

Que sirva de senda para pés perdidos
   por entre as matas que abraçam o rio
Eu sou estrada trilhada & batida
   rumo a lugar nenhum
Que perdeu as ilusões da pedra talhada
   não compus muros
      não fui casa calhada
Descansei no chão
   de uma senda repisada...

Mas sou dono de mim
   extensa estrada
Sem começo
   sem meio
      com o fim
         de ser temporaria estada...

No meio do mundo
   estrada encharcada
Com o peso da água
   dos pés & das lágrimas
Estrada sem encruzilhada
   só rumo, sem ninguém nem nada...

Se eu chegar
   chego pela vaga
Sem poeira, mas lama grudada
   nos pés como experiência
      de quem por mim passou
         & não deixou pegadas...

Quem pisou em mim
   quem chorou em mim
Por aqui só passou
   ser pedra moída é assim
É trilha é caminho
   que ninguém trilhou
      até o lugar do 'sim'
Onde as pedras de novo se juntam
   para ser um fim
      & um princípio, enfim...


Nenhum comentário: